Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Roger Reis e Thallita Rody, hoje; Adriana Pim, Márcia Santos, Leila Paixão, Giuliana Arnal, Bianca Riva, Paola Cury e Bruna Bezerra, dia 27; Bianca Calheiros e Ricardo Abelha, 28; Rita Mendanha, Luiz Buaiz, Daniele Furtado Ribeiro e Paulo Bonates, 29; Andrea Monteiro e Jocimar Montibeller, 30; Mauro Madureira Filho e Paula Baião, 31; Juliana Finamore, Lívia Haddad, Tiziana Dadalto, Carlos Magno Barnabé, Wesley Sathler, Flávia Pacheco, Chris Helal e Danielle Medeiros, 1º de setembro.

 
ANGELINA Cortes, Consuelo Ferri e Cristina Dalla Bernardina
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“O centro vai nos proporcionar a oportunidade de fazer grandes eventos, inclusive internacionais, que não fazemos hoje pela falta de local adequado.”
Do secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, sobre a construção do Centro de Eventos de Vitória.
 
“Elas querem subir escadas, olhar da janela, abrir armários e ter contato com medicamentos e materiais de limpeza. Querem brincar com fogo, se aproximar de animais, lidar com facas e até ingerir pequenos objetos.”
Tatielly Bonan, psicóloga, sobre os cuidados com crianças nos primeiros anos de vida.
 
“Ele pode cantar o que quiser que vai ficar legal. Ele é o cara!”
MC Leozinho, que cantou um funk em parceria com Roberto Carlos. O Rei agora vai gravar uma música nesse ritmo em seu novo CD. Ainda prefiro o lado mais romântico do RC. Mas não discuto o gosto de quem gosta do funk.
 
“Somos muito mal-educados ambientalmente.”
Do engenheiro florestal Renato de Jesus, que já plantou mais de 94 milhões de árvores e recebeu o título de “o plantador de floresta”.
 
“Atos de vandalismo e agressão física são práticas reprováveis.”
Da desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), Claudia Cardoso de Souza, sobre a baderna dos grevistas da construção civil.
 

NA ABERTURA da exposição “A Sedução de Marilyn Monroe”, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, a artista plástica Lena Sardenberg com Emanoel Araújo, diretor do museu e um dos maiores nomes na arte brasileira – já foi secretário de Cultura de São Paulo e diretor da Pinacoteca. “Foi ele quem me descobriu”, conta Lena. Ao fundo, a tela da capixaba em destaque. E não é por nada não, mas Lena é da nossa Cachoeiro de Itapemirim!

 

Eles nas redes sociais
 
“A mulher quer um homem: fofo, com pegada; carinhoso, mas firme; engraçado, mas sério. Ou seja, bipolar.”
@um_virgem
***
“Ainda não inventaram um esmalte à prova de começo de namoro.”
@tati_bernardi
 
ANGELINA Cortes, Consuelo Ferri e Cristina Dalla Bernardina
(Cloves Louzada)
 
 
Caminhões fora de hora
 
Vitória é uma ilha com ruas que não suportam o intenso tráfego, e pior quando ele é pesado! Que tal disciplinar a circulação de caminhões? Sugestão da coluna: que circulem nas vias de mais movimento das 20h às 8h.
***
A Secretaria de Trânsito de Vitória informou que um decreto regulamenta a circulação de caminhões, e que estuda fazer alterações. No Centro, algumas vias não podem receber nenhum veículo com peso bruto total acima de 10t em dias úteis, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. Já os acima de 16t são proibidos em todas as outras vias da região em dias úteis, das 6 às 20h; e aos sábados, das 6h às 14h.
***
No trecho inicial da Beira-Mar, os veículos com mais de 16t são proibidos. E caminhões com mais de 23t não podem rodar em nenhuma via de Vitória nos dias úteis, das 6 às 10h e das 16h às 20h; e aos sábados, das 6h às 10h. Em 2011, mais de 800 foram multados.
 

RUY Guedes Junior e sua mulher, Cláudia, em recente noite de gala em Cachoeiro. Ele é filho de Marlene e Ruy Guedes Barbosa, casal amigo, da Capital Secreta, e foi promovido a coronel da Polícia Militar em junho, onde ocupa a recém-criada Diretoria de Inteligência, no Quartel de Maruípe, em Vitória
 
 
Mobília alugada
 
Os apartamentos de hoje estão menores e demandam poucos itens de decoração. Em contrapartida, receber amigos em casa se tornou frequente, surgindo  a tendência de alugar móveis para ocasiões especiais.
***
Especialista em decoração, Alessandra Marianelli diz que o aluguel de móveis possibilita conforto e torna o ambiente dinâmico. “Se você recebe convidados esporadicamente, é uma ótima dica. Até plantas podem ser alugadas”, disse.
***
Para a cerimonialista Stella Miranda, a proposta é econômica, pois corresponde a 10% do valor real. “Agrega uma mobília que não é necessária para o uso no dia a dia, principalmente nas varandas, que estão mais amplas. A moda já pegou e veio para ficar”, afirmou.
 
SILVIA da Matta e Larissa Salgado em festa na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
Condomínios amadores
Condomínios estão instalando câmaras por todas as partes. Ótimo, mas como o morador garante sua privacidade? Em Bento Ferreira, uma moradora alegou que suas correspondências estavam “sumindo” e pediu acesso a todas as imagens dos últimos 10 dias. Eis que a administradora do prédio, de forma amadora, cedeu uma cópia com todas as imagens da vida das pessoas no prédio, sem autorização dos moradores. Tema de filme pronto!
 
Via crucis burocrática
Empreender no Brasil é uma via crucis. Quem pretende abrir uma empresa já desanima antes mesmo de começar: o registro demora em média 120 dias! Tudo para providenciar trâmites burocráticos com em torno de 40 tipos de documentos, entre formulários, pedidos, fichas, autorizações e recibos, muitos ultrapassados e desnecessários nos dias de hoje. Para registrar um software, a espera pode chegar a anos! Assim como o registro de marcas e patentes, que tem demorado até dois anos para ser efetivado!
 
Família ausente
O modelo tradicional de família mudou, mas isso não quer dizer que a educação precise mudar. Segundo a pedagoga Vera Zanol, há uma ausência da família devido às múltiplas atividades da vida moderna. “Independente do modelo familiar, os gestores precisam manter um bom relacionamento em prol da educação dos filhos. Compete a eles orientar e passar valores humanos a essa geração nova. O dever da escola é instruir”, disse.
LÍVIA Dalla, Brunella Paiva e Laíse Teixeira curtindo a festa de casamento de Gabriela Chieppe e João Claudio Leal
(Cloves Louzada)
 
Bolinhas
Sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, o poá simboliza a feminilidade e a delicadeza a que inspiraram o movimento pin up na década de 50. A estilista Marcí Vago ressalta que o tecido de bolinhas fará duplas inéditas na próxima estação. “O bacana agora é misturar o poá com peças listradas, florais e estampas de animais. Podem ser bolinhas pequenas ou maxibolas”, contou.
 
Bom relacionamento
Enquanto algumas empresas e personalidades ignoram o papel da mídia, outras se destacam pelo bom relacionamento. Pelo segundo ano consecutivo, a Vale foi eleita uma das empresas de mineração que melhor se comunicam com os jornalistas pela revista Negócios da Comunicação. Acesso, disponibilização e facilidade de apuração de informações fazem toda a diferença!
 
Festa do teatro
O 8º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que será realizado de 13 a 21 de outubro, terá 21 peças nacionais e uma internacional, da França, e a organização já definiu os espetáculos capixabas selecionados para a programação, com grupos de Vitória, Anchieta, Guaçuí e Vila Velha.
DIANA Murad, Germana e Rita Garajau em evento de decoração
(Cloves Louzada)
 
Voluntariado
Uma iniciativa muito legal que funciona em São Paulo bem que poderia ser adotada por aqui: o site voluntariado.org.br analisa e cadastra entidades beneficentes que precisam de voluntários e, quem quer ajudar, pode procurar pelo CEP o local mais próximo. O filtro inclui ainda o público (se a pessoa quer trabalhar com crianças, jovens adultos, idosos, pessoas com deficiência…) e as áreas (saúde, educação, cultura, esporte…). Que tal?
 
Brincadeira!
Dos campos de futebol para os jogos de tabuleiro. Três dias após ser lançada, a linha de brinquedos inspirada no jogador Neymar atingiu a marca de 150 mil itens vendidos. Os preços dos produtos variam de R$ 6,90 a R$ 139,90. Fica a dica para a indústria da beleza: criar uma linha de chapinhas, alisantes e tinturas de cabelo. Que tal?!
 
Praça vendida
Repercutindo nota que trata da possível venda de um terreno na rua da Grécia, em Barro Vermelho, Vitória, onde seria construída uma praça, como consta no orçamento participativo de 2010, o vereador Aloísio Varejão expediu um ofício ao presidente da Câmara, solicitando providências junto ao Executivo quanto ao andamento do processo de desapropriação. “Será que é tão difícil assim conseguirmos uma praça?”, questionou um morador.
CLÁUDIA e Justino Mameri no Le Buffet Lounge
(Cloves Louzada)
 
Comendo fora
Prefira o feijão com arroz da “patroa”. Comer fora de casa ficou 9% mais caro nos últimos 12 meses, de um modo geral. Além da refeição principal, foram registradas altas intensas na cerveja (12,06%) e nos lanches (10,44%).
 
Ficha Limpa
Vai pegar! Servidores estaduais devem apresentar até 14 de setembro a declaração exigida pela lei da Ficha Limpa. A nova lei é aplicada a todos os servidores de cargos comissionados do Executivo estadual, inclusive secretários, dirigentes de autarquias e fundações públicas, ou contratados para cargo de direção, chefia e assessoramento nas empresas públicas e sociedades de economia mista.
 
E-mail falso
Ao acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), um aviso aparece com o título “E-mails falsos”, alertando o fato de que o órgão não envia comunicados pela internet, nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome. E quanto aos e-mails dos candidatos às eleições, que lotam nossa caixa virtual pedindo votos e nos chamando de “amigo”? Hein?
 
Reforma verde
O conceito de “reforma verde” já é realidade nas residências e vem fortalecendo uma tendência, visto que os produtos sustentáveis também apresentam qualidade, funcionalidade e beleza. Hoje é possível encontrar materiais produzidos até com isopor, totalmente duráveis, anticupim, antimofo e que não empenam.

O JUIZ federal do Trabalho Xerxes Gusmão e a noiva Katiene Espíndula, que se casam em setembro
 
 
Artigo anterior25 de agosto
Próximo artigoColuna 27 agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here