Parabéns!

Os parabéns da coluna aos aniversariantes da semana: Cláudia Mameri, Arnon Mameri, Diogo Maffioletti e Flávia Ribeiro, amanhã; Adelina Tápias, Daise Teixeira, Jeremias Schaydegger Filho, Sammya Couri e Márcia Gasparini, dia 17; Élia Marli Lucas, Maira Bumachar, José Nuro Garcia e Bruno Finamore Simoni, dia 18; Karina Mazzini, Cecília Maia Girelli, Paulo Abiguenem Abib, Ane Benati, Gina Strozzi, Narciely Borges Siqueira, Edith Jaccoud Andrade, Mara Resende e Margô Dalla-Schutte, dia 19; Renata de Aguiar Mattar, Renata Uchoa, José Augusto Tovar, Ana Paula Butteri Foster e Kátia Ludolf, dia 20; Dudu Corona e Tânia Cabral Vieira, dia 21; e Giovana Simões, Rita Rocio Tristão, Rafael Lorenzon Barbosa, Viviane Larica e Shíntia Gottardi, dia 22.



ELES NAS REDES SOCIAIS

“Mais de um ano que nenhuma mulher me para no banheiro de uma balada para dizer que sou linda. Isso está gerando efeitos devastadores na minha autoestima.”

@dessardrgs

“Saúde mental não é estar feliz. Significa ser capaz de lidar bem tanto com situações de tristeza, quanto com os momentos alegres da vida. Não confunda!”

@DrDanCavalcante

In family! Fernanda Bedran com o filho Arthur Luiz, que completou 5 meses, e os filhos dogs Theo e Charlie Brown, em seu apartamento em Camburi

Exposição

O Parque Botânico Vale e a Sociedade Espírito-santense de Orquidofilia realizam hoje, a partir das 9h, a versão virtual da 10ª Exposição Estadual de Orquídeas – Edição de Outono. Com tour pela exposição e bate-papo com produtores, a programação faz parte das comemorações de 17 anos do espaço, que permanece fechado durante a pandemia. A programação será transmitida pelo canal da Sociedade Espírito-santense de Orquidofilia no YouTube. Quem está com saudades do parque também pode aproveitar para fazer um tour virtual com a recém-lançada plataforma de visitas da Vale. No site www.visiteavale.com.br é possível fazer um tour guiado interativo, tipo Street View, pelos principais pontos do parque.

Conilon certificado

Depois dos cafés de montanha do Espírito Santo receberem a certificação de Indicação Geográfica (IG), o café conilon, outro ícone da cultura cafeeira do Estado, ganhou a Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se da primeira IG do Brasil que abrange a produção de conilon em um estado inteiro, representando um alcance inédito. A solicitação foi realizada pela Federação dos Cafés do Espírito Santo (Fecafés) e a concessão foi no último dia 11.

***

A publicação do INPI conclui a comprovação de que o nome geográfico Espírito Santo se tornou conhecido pela produção de café conilon. A conquista inédita promove o protagonismo do Estado e a finalidade de tornar o café reconhecido nacional e internacionalmente pela produção sustentável, rastreável e de qualidade. O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, com produção aproximada de 10 milhões de sacas por ano, em uma área que chega a quase 300.000 hectares, o que representa mais de 20% da produção mundial do produto.

O casal Daniele Pelegrino e Emílio Nemer em badalado restaurante da Praia do Canto

Vendas pelo zap

As vendas pelo WhatsApp seguem sendo o principal canal de vendas das micro, pequenas e médias empresas durante a pandemia, sendo utilizado por 72% dos empreendedores. Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, sete em cada empreendedores (73,4%) estão fazendo vendas on-line e 83,1% pretendem manter a realização dos negócios pela internet mesmo quando a pandemia acabar. A pesquisa revelou também que a venda on-line ajudou a atingir públicos diferentes (51% das respostas mencionaram isso), criou mais exposição para o seu negócio (44,8%) e permitiu atingir novas regiões (34,5%).

Sedentarismo na pandemia

Estudo da Universidade de São Paulo mostra que a inatividade física na pandemia pode aumentar as mortes por doenças cardiovasculares em até 200 mil novos registros no longo prazo. O Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição, da Faculdade de Medicina, projetou em março de 2020, a partir da revisão de 50 estudos, que a falta de exercícios teve um crescimento de 50%. Uma das pesquisas, que foi base para a análise, mostra que a falta de atividade física é responsável por cerca de 9% da mortalidade anual, resultando em cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo. Outros dados encontrados mostram que mesmo a inatividade de curto prazo (até um mês) pode aumentar o fator de risco para as doenças do coração.

Rosana Moro, Cintya Scárdua e Silvana Pelaes no primeiro encontro da Confraria Luxo BTZ (Cloves Louzada)

CIRCUITO

NA PRÓXIMA terça-feira, dia 18, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A escritora Isa Colli vai aproveitar a ocasião para apresentar seu livro infantil “Incêndio no Museu”, que resgata a história do Museu Nacional, que foi devastado pelo fogo em 2018.

O CASAL Flávia Fardim e Franklin Bringhenti, junto com a mãe dela Zezé e a filha Valentina, está em Petrópolis, onde participa hoje do casamento de Gisele e Jorge Luis Mattos. O evento será no Castelo de Itaipava e Flavia usará um belíssimo modelo do estilista Ivan Aguilar.

MIRA Hilal e Duda Bediaga comemoram o nascimento de Maya, após seis anos da chegada do primogênito Thor.

PENHA Nonato está feliz da vida com o nascimento de mais um neto, no último dia 13, e que recebeu o nome de Henrique.

NOSSOS sentimentos aos familiares do querido José Luiz Gobbi, que faleceu na última quinta.

DANIELA e Emílio Nemer Neto curtem o final de semana em São Paulo com os amigos Catarina e Júlio Riva e Márcia Gabriela e Liborio Mulle. Eles estão hospedados no Palácio Tangará.

JUDITH Ottoni vai celebrar os 10 anos do livro “Manipulação Tecidual” com uma série de lives entre os dias 17 e 20 deste mês. A cirurgiã-dentista convidou os colegas de profissão Glauco Zanetti, Fausto Frizzera, Caroline Serrão e Luiz Gustavo Daroz para compartilhar experiências com ela.

OS MÉDICOS Altemo Sasso e Flávia Sasso Fin farão um jantar intimista para comemorar os 25 anos de casados. O casal, que se conheceu no curso de Medicina da Ufes, reunirá apenas familiares mais próximos no evento.

FERNANDO Lorenzoni, conceituado chef de cozinha, repaginou o casarão de sua família em Venda Nova do Imigrante, com mais de 100 anos de construção, e fez uma aconchegante pousada com apenas seis quartos, numa experiência bem exclusiva!

O PROFESSOR e promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior realizou nesta sexta uma palestra virtual com o tema “Direito Processual dos Desastres e o Sistema de Justiça diante da Covid-19 – como o Direito de Família deve reagir”.

O GIGANTE do soul brasileiro Cassiano, que morreu no último dia 7, deixou uma gravação inédita, realizada em 1994. A revelação foi feita pelo músico Ed Motta.

A EMPRESÁRIA de moda Julia Loyola inaugurou um cantinho especial para atender com hora marcada suas clientes que preferem o atendimento presencial.

A CÂMARA de Vitória aprovou a criação de uma Frente Parlamentar do Terreno de Marinha, após proposição do vereador Armandinho Fontoura.

FLÁVIO Fabiano, especialista em Criminologia e Processo Penal, palestrou nesta sexta-feira aos alunos de Direito da Novo Milênio sobre “Violação do Estado – Direitos Humanos: o que são e a quem se garante o direito?”.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 14 de maio
Próximo artigoColuna 16 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here