Escritora capixaba na Bienal do Rio

A jornalista Aurê Aguiar, com mais de 30 anos de experiência no mercado de comunicação do Espírito Santo, se prepara para lançar seu primeiro livro, “Cuide dos seus achados, Esqueça os seus perdidos”, uma obra de poemas e reflexões. O livro será lançado dia 8 de setembro, na Bienal do Rio. Aurê será a primeira autora capixaba a lançar um livro em Bienal nacional.

“Postei a frase que deu título ao livro em minhas redes, em 2014. A frase foi publicada por uma revista, foi citada pela Ana Maria Braga e, de repente, figurava em milhares de postagens e vídeos. Eu acompanhava a citação viralizando num ritmo impossível de ser alcançado. E sou a famosa desconhecida da frase que aparece 150 mil vezes na internet”, conta Aurê.

Cultura capixaba na Feira dos Municípios

Mini carretela de Santa Teresa, polenta móvel, serenata italiana de Venda Nova do Imigrante, coagem de café de Brejetuba, moqueca de Conceição da Barra, rancho móvel de Ibatiba e mini tombo da papa de Itarana. Essas são apenas algumas das manifestações culturais capixabas que poderão ser vistas na Feira dos Municípios, que acontece de 31 de agosto a 3 de setembro no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Festa das letras

A Academia Espírito-santense de Letras convida para as comemorações dos 102 anos de sua fundação. A solenidade vai acontecer no dia 15 de setembro, às 19h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta. Na programação, lançamento de livros, saudação do governador Renato Casagrande e apresentação do show “Retratos Musicais”, de Elaine Rowena e convidados. Entrada franca.

Que calor!

A onda de calor em pleno inverno pegou os capixabas em cheio! Nos últimos dias o sol brilhou mais forte e as temperaturas passaram dos 30 graus! Uma maravilha para quem não gosta de frio, mas um reflexo do descontrole térmico que o planeta enfrenta. Mas o sol pode “ir embora” nesse fim de semana e a previsão é de tempo nublado, ainda que com temperaturas altas.

Dia de Campo Agro FAESA                                                                O Espírito Santo é o 3º maior produtor brasileiro de cacau e é a cidade de Linhares que concentra a maior produção do ES. No sábado, 26, os produtores envolvidos na atividade terão a oportunidade de participar gratuitamente de uma manhã de formação, com oficinas e palestras sobre o manejo sustentável do cacau, na Fazenda Ilha do Barão, em Linhares. O Dia de Campo Agro FAESA é a terceira edição de um projeto que visa capacitar os agricultores e produtores rurais capixabas com a apresentação de inovações que contribuam com o incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras. A primeira edição do evento, realizado pelo curso de Agronomia da FAESA, aconteceu em Jaguaré, com foco na cafeicultura, a segunda em Sooretama, sobre pimenta-do-reino e agora Linhares recebe o Dia de Campo do Cacau.

 Voa, Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que o governo mantém o prazo do início do programa Voa Brasil ainda para este mês. O programa tem como objetivo democratizar o acesso a passagens de avião, com custo estimado em R$ 200 por trecho voado. O ministro destacou ainda que o programa deve inicialmente beneficiar aposentados e pensionistas. 

Novo app

Um novo aplicativo de transporte de passageiros e delivery de alimentos e entrega de encomendas começou a operar no Espírito Santo. No ID Driver, a taxa do aplicativo é de 6% – calculada com base no valor da viagem ou serviço solicitado, sendo 94% de repasse direto ao motorista. O intuito é justamente oferecer uma corrida mais barata para os passageiros e uma taxa de lucro maior para o motorista.

Rita Tristão na avant première da Casacor Rio ao lado de Erika Nakamura, da Deca que está celebrando três décadas de patrocínio master na mostra décor brasileira _Crédito: Divulgação

CIRCUITO

Amanhã estaremos em Pedra Azul, para o casamento de Mariana e Enzo, filhos de Eloiza e Paulo Henrique Borges e de Cláudia e Justino Mameri Filho, com início marcado para as 16 horas.

Quem segue hoje para São Paulo é a dermatologista Oliete Guerra. Ela vai participar de um treinamento com o laser Pico, uma nova tecnologia que acaba de chegar em sua clinica com várias indicações : rejuvenescimento, melasma, tatuagens entre outras. Serão 2 dias de imersão para trazer muitas novidades pra seus pacientes.

Serão realizados hoje e amanhã os Minidesfiles do Carnaval de Vitória. Oito agremiações vão entrar no ritmo da folia para apresentar ao público os enredos que serão contados na passarela do samba no ano que vem. A primeira edição do evento será realizada no “Pátio das Alegorias”, no Tancredão.

Márla Camilo, tabeliã do 4º ofício de Notas e criadora do Método Formação Elite Extrajudicial, está à frente da organização do 1º Samba Notarial do Brasil, que acontece no dia 30, no Barlavento, em Vitória.

O Festival Movimento Cidade, realizado no último final de semana, arrecadou cerca de 14 toneladas de alimentos. A entrada era condicionada a doação de 1kg de alimento não perecível. O festival exibiu três mostras de cinema, shows de artistas como Liniker e Djonga, e reuniu 15 mil pessoas.

Ferrugem e Vulgo FK se apresentam na Matrix no dia 6 de setembro, véspera do feriado de 7 de setembro, com uma mistura inédita de samba, pagode e rap.

A Banda de Congo Beatos de São Benedito lança o disco “Ciranda de Congo” no próximo dia 31, às 19 horas, na Casa da Memória, na Prainha, em Vila Velha.

Na última segunda-feira a Ervas Naturais, comemorou seu 27º aniversário em evento com cerca de 60 convidados, em Vila Velha. Na cerimônia também ocorreu o lançamento da nova linha de produtos “Resgate” da Ervas Naturais, dedicada ao público profissional. 

Zilma Bauer, Alcion Gomes, Larissa Bauer e Kayo Bauer durante festa de aniversário de 27 anos da Ervas Naturais

                   

POLPETTONE  ALLA NAPOLITANA

INGREDIENTES ( 6 PORÇÕES )

500g de chã de dentro

250g de lingüiça de porco sem pele

250g de lombo de porco

100g de bacon

1 pacote de creme de cebola

1 colher de sopa de molho ingles

1 ovo batido

1 colher de sopa de alcaparras lavadas e picadas

1 colher de sopa de azeitonas pretas sem caroço, lavadas  e picadas

1 colher de sopa de salsa picada

1 colher de chá de oregano

1 colher de sopa de manjericão picado

1 colher de chá de pimenta dedo de moça picada ou uma de café de pimenta calabresa bem amassada ( opcional )

pão velho ralado ou farinha de rosca. o suficiente

sal e pimenta do reino a gosto

preparo

moer ou processar as carnes, lingüiça e bacon.

juntar os outros ingredientes. e misturar bem.

se ficar muito umido juntar  o pão velho ralado para que a mistura solte da mão

verificar o tempero

colocar numa forma de bolo ingles untado com azeite ou oleo.

assar em forno pre aquecido a 200 graus de 45 minutos a 1 hora ou até dourar.

deixar amornar e servir fatiado.

pode ser servido como acompanhamento de salada, recheio de sanduiches com um pouco de mostarda, com molho de tomates e uma massa ou nhoque.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorConfraria “Luxo Connect” – Fotos: Cloves Louzada
Próximo artigoColuna 26 de Agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here