ELES NAS REDES SOCIAIS
“Como eu concilio trabalho e maternidade? Não concilio. As duas coisas estão sempre em desequilíbrio.”
@thaidemelobufrem
“O que eu queria neste momento era estar passando pelo portão de embarque internacional de algum aeroporto.”
@NazareAmarga
Tendência confirmada
O trabalho em casa, o já popular home office, foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19 elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). E essa modalidade deve continuar mesmo após o esperado fim da pandemia. Dados de 2018 do IBGE já mostravam que essa tendência era forte, uma vez que 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam de maneira remota. Em outubro de 2020, 7,6 milhões de pessoas já trabalhavam em home office. Ou seja, a atual situação apenas acelerou uma realidade que já era projetada pelas empresas para seus colaboradores.
Apoio a arquitetos
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) está buscando apoio junto à bancada federal do Estado ao Projeto de Lei Complementar 55/2021, que estende a arquitetos e urbanistas a possibilidade de atuação optando pelo enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI). “A aprovação deste projeto de lei representa grande vantagem para muitos profissionais, tendo em vista a simplificação do recolhimento de impostos na prestação de serviços, sendo um incentivo importante para a movimentação do mercado de trabalho”, acredita Heliomar Venâncio, presidente do conselho.
Em dia com o Leão
Mais de 240 mil pessoas já declararam o imposto de renda no Espírito Santo, segundo dados da Receita Federal. Porém, quase 400 mil contribuintes no Estado ainda não cumpriram com a obrigação e o prazo se encerra no dia 31 de maio. A contadora Mônica Porto alerta que quem é obrigado, mas atrasa ou não declara o imposto de renda, sofre algumas sanções como ficar com o CPF em situação irregular, não podendo solicitar empréstimo, prestar concurso público, não conseguir acessar conta bancária e ter emprego de carteira assinada, entre outros entraves.
Estudo
Pesquisadores brasileiros estão estudando um fato que instiga a ciência: por que algumas pessoas são naturalmente resistentes à infecção pelo coronavírus? Publicado na plataforma medRxiv, o trabalho se baseia na análise do material genético de 86 casais em que apenas um dos cônjuges foi infectado, embora ambos tenham sido expostos e convivido juntos. Os resultados sugerem que determinadas variantes genéticas encontradas com maior frequência nos parceiros resistentes estariam associadas à ativação mais eficiente de células de defesa conhecidas como exterminadoras naturais ou NK.
Rede para kids
Mark Zuckerberg está planejando o lançamento de uma rede social para crianças com menos de 13 anos. Embora ainda não tenha sido revelado como será essa rede, batizada informalmente nos EUA de Kidstagram, a plataforma já está sendo alvo de protestos, uma vez que pode deixar crianças expostas na web. O problema, apontam os críticos, é que mesmo uma rede somente para crianças pode ser alvo de ataques de pedófilos.
Festival virtual
Trinta chefs do Estado vão se revezar em 20 lives promovidas pelo Festival Panela de Barro até o dia 3 de junho. Os participantes vão apresentar receitas tipicamente capixabas, compartilhar experiências e enaltecer a produção local. A transmissão do festival, que acontece por meio do edital emergencial da Lei Aldir Blanc da secretaria de Cultura, é no perfil no Instagram @i.paneladebarro. Hoje se apresenta o chef de Castelo Tico Tosi e amanhã a conterrânea dele, Bruna Barbieri. Encerrando o fim de semana, Matheus de Souza, de Marataízes, é a atração de domingo.